Advocacia Consultiva

É a estratégia de uso do Direito como forma de se evitar demandas judiciais, ou seja, antever conflitos e problemas, evitando-os, sem a necessidade de acionar o Poder Judiciário.

Para evitar essas demandas judiciais, normalmente é utilizada a consultoria mensal, de forma que as empresas apresentam situações onde há riscos no negócio jurídico e a Advocacia Consultiva busca evitar ou minimizar os impactos que poderiam ser causados, através de orientações.

A utilização da Advocacia consultiva está ganhando cada vez mais espaço, tendo em vista que o valor econômico despendido torna-se menor do que, em situações onde haveria uma demanda judicial. Cabe ainda mencionar, que a mais celeridade na resolução da questão jurídica, pois a situação poderá ser resolvida em alguns dias ou meses, enquanto, em casos onde há demandas judiciais os processos duram anos, tendo em vista que o judiciário brasileiro está abarrotado.

Por esses motivos a advocacia consultiva é muito vantajosa, e pode ser utilizada na confecção ou execução de contratos, evitando cláusulas abusivas ou facilitando em seu recebimento; em questões tributárias, onde pode ser evitada a cobrança indevida de tributos; relações trabalhistas; e tantas outras situações corriqueiras de uma empresa.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco